Construção de Redes HFC

Devido a popularização do acesso a rede mundial de computadores e o aumento da inclusão digital em grande escala, a rede HFC entra em evidência, pois as empresas que possuem esse tipo de rede de acesso para as operadores de TV a Cabo estão ao longo do tempo ganhando mercado e ficando conhecidos por oferecer seus serviços de acesso que antes estavam vinculadas a outras tecnologias e empresas de telefonia como acesso discado e ADSL.

Com o crescimento da utilização das redes HFC como redes de acesso à internet, cresce também a demanda para obter informações sobre esse sistema, sua arquitetura e funcionalidade bem como sua estrutura que é formada por uma rede mista de cabos coaxiais e fibra óptica.

A distribuição e o lançamento de fibras tem como objetivo inicial criar uma redundância na rede, aumentando a confiabilidade e disponibilidade nos serviços. Atualmente empresas de telecomunicações utilizam dessa estrutura para disponibilizar serviços como: TV por Assinatura, Banda Larga (Internet) e VOIP (Telefonia sobre IP), garantindo ao cliente final, ótima qualidade no sinal disponibilizando recursos em alta tecnologia.